Joni Mitchell – Biografia, outros fatos interessantes que você precisa saber

Joni Mitchell Biografia Outros Fatos Interessantes Que Voce Precisa Saber

Profissão Músicos

Joni Mitchell é uma cantora/compositora canadense que vê a música não apenas como uma arte, mas como uma arquitetura fluida. Rolling Stone, uma revista mensal americana que se concentra na cultura popular, a considera uma das maiores compositoras de todos os tempos.

Embora ela seja principalmente uma vocalista, ela também toca instrumentos musicais como violão, piano e dulcimer. A cantora se inspira em uma ampla gama de assuntos como romance, confusão, desilusão e alegria, qualquer um dos quais retrata seus sentimentos naquele momento. Ela passou a fundir esses sentimentos ao lado de seus ideais ambientais para fazer música de gêneros folk, pop, rock e jazz.

Biografia de Joni Mitchell

Nascida com o nome completo Roberta Joan Anderson em 7 de novembro de 1943, em Fort Macleod, Alberta, Canadá, a cantora estrela é filha de William Andrew Anderson e Myrtle Marguerite Anderson. Seu pai, de origem norueguesa, era um tenente de voo da Royal Canadian Air Force que instruiu novos pilotos na RCAF Station Fort Macleod, enquanto sua mãe, de origem escocesa e irlandesa, era professora.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Joni, então com 9 anos, e seus pais se mudaram para Saskatoon, Saskatchewan. Ela tinha uma paixão de infância e amor pela pintura muito para a admiração de amigos e familiares. Consequentemente, após o ensino médio, ela se matriculou no Alberta College of Art em Calgary, mas acabou passando apenas um ano lá, dizendo que os cursos oferecidos lá eram sem sentido e não tão criativos quanto ela esperava. Tendo decidido mudar seu foco para seus talentos de canto, ela decidiu se mudar para Toronto.

A talentosa dama começou a cantar e se divertir tocando em festas, pequenas boates e confraternizações, usando primeiro o ukelele barítono e depois o violão. Nesta fase de sua carreira musical, ela lutou para encontrar emprego porque não podia se juntar ao sindicato dos músicos. Mitchell mais tarde se profissionalizou em 1964, tocando em clubes e festivais ao redor do Canadá e cantando canções folclóricas, a maioria das quais foram gravadas por seu ídolo, Judy Collins, até que ela gravou suas próprias canções.

Em 1968, a cantora sonora acabou lançando seu primeiro álbum intitulado Canção para uma gaivota, que ela dedicou ao Sr. Kratzman, um homem que, segundo ela, a ensinou a amar as palavras. Enquanto isso, Kratzman era um professor australiano que ela conheceu na 7ª série.

No final de 1964, Mitchell engravidou de seu ex-namorado de Calgary, Brad MacMath, que a deixou sem nada após três meses de viagem. Mais tarde, ela deu à luz uma menina chamada Kelly Dale Anderson em fevereiro de 1965 e algumas semanas após o parto, ela se casou com Chuck Mitchell, que prometeu assumir total responsabilidade pela criança, mas não muito tempo depois, Joni entregou o bebê para adoção. Ela e seu marido se mudaram para Detroit, EUA, em 1965 para se estabelecer. No entanto, sua união durou apenas um ano e meio.

Joni então se mudou para Nova York, onde gradualmente construiu sua reputação como artista e compositora ao vivo ao longo do século 20. Tem sido associada a outros artistas e atua como , L.A express, Jaco Pastorius, Thomas Dolby, Graham Nash, Robben Ford, entre muitos outros.

A cantora teve uma carreira de sucesso ao longo de décadas e tem muitas turnês e prêmios de sucesso para atestar isso. Ela foi introduzida no hall da fama da música canadense em 1981 e em 6 de dezembro de 1995, ela recebeu o Billboard Century Award. No ano seguinte, ela recebeu o Governador Geral
Performing Arts Lifetime Artistic Achievement Award, a maior honraria do Canadá nas artes cênicas.

No ano de 2000, Joni também recebeu uma estrela na Calçada da Fama do Canadá e foi seguida por uma nomeação como Companheira da Ordem do Canadá em 2002. Atualmente, ela é 9 vezes ganhadora do prestigioso Grammy Awards e, além de isso, ela também recebeu muitos outros prêmios e indicações por seu trabalho.

A saúde de Joni Mitchell se deteriorou com a idade após sua aposentadoria da música. Em 2010, ela revelou que tinha síndrome de Morgellons, uma infestação parasitária associada à pele e ao sistema imunológico, e em 2015 sofreu um aneurisma cerebral que resultou de ela passar por fisioterapia e reabilitação diária. Em 2018, foi revelado que ela estava fazendo algum progresso e estava aprendendo a andar novamente.

5 fatos interessantes que você precisa saber

1. Ela contraiu a doença fatal da poliomielite aos nove anos de idade, após uma epidemia que eclodiu. Embora ela tenha se recuperado após semanas de hospitalização, sua mão esquerda estava enfraquecida.

dois. Também aos nove anos, Joni Mitchell começou a fumar. Ela revelou que seu hábito de fumar começou uma noite após a prática do coral no meio da temporada de inverno. Uma garota que havia trazido um maço de cigarros começou a passá-lo para outras
meninas e Joni decidiram dar uma tragada só para continuar fumando depois.

3. Embora sua famosa voz rouca seja resultado de seu hábito de fumar, a cantora nega, alegando que nunca afetou sua voz.

Quatro. Ninguém sabia que Mitchell tinha uma filha até mais de duas décadas depois, quando sua colega de quarto na escola de arte na década de 1960, divulgou a informação para um tablóide. Ela finalmente se reuniu com seu filho, renomeado Kilauren Gibb, em 1997.

5. Joni Mitchell adora viver sozinha em reclusão dos outros e afirma que não tem medo de enfrentar a morte.

Os 3 músicos mais ricos

1. Elton John - US$ 500 milhões